terça-feira, 15 de setembro de 2009

Preparação para a Missão


Alguém me perguntava ontem: Como você se prepara para a partida?

Conhecer melhor o país: sua história, política, econômia, cultura, geografia... É sempre um bom começo. Entrei no google-maps e pude ver as ruas da cidade de Maputo, Moçambique... Ruas que daqui a alguns meses me serão tão familiares... Lembro-se de quando vivi esse mesmo processo na preparação para a minha partida para a Guiné, hoje já uma lembrança tão agradável, naquele momento ainda um mistério, um sonho, o desconhecido... Sou absolutamente fascinada por este mergulho no desconhecido... Adoro esta descoberta! Desvendar o novo! Que delícia!

Conhecer o projeto no qual estarei inserida, as competências profissionais que serão necessárias... Outro passo importante! Preparar-me para bem exercer o meu papel no meio do grupo, para acolher o outro, o diferente, os membros da equipe com quem trabalharei... Começo desde já a rezar por cada um deles! Que o Senhor abra os corações, que nos permita uma convivência fraterna, amical, agradável, feliz... As diferenças culturais serão com certeza muitas... Quem disse que ser diferente é problema? A diferença é uma riqueza! É o que permite que sejamos complementares! Não que seja fácil, na conviência diária, os problemas serão inevitáveis... Mas? Alguém disse que viver é fácil?
Ser ponte, ponte entre as culturas, entre as pessoas... Ser missionário é ser ponte!

Amar!!! Amar desde já o povo, as pessoas que encontrarei... Este sim é o único necessário! Amar sempre mais e melhor... Sem medidas... Como dizia Santa Teresa D'Ávila: amar até doer... Pode parecer exagero... Mas gosto do exagero! Gosto do TUDO!!! Nada pela metade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário